Copom começa reunião hoje e deve aumentar juros mais uma vez

omeça nesta terça-feira (7) a reunião do grupo de diretores do BC (Banco Central) que formam o Copom (Comitê de Política Monetária). Eles irão definir o valor da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12% ao ano. A Selic é utilizada como referência para o custo dos empréstimos aos consumidores e empresas.

De acordo com o último boletim Focus, uma pesquisa semanal feita pelo BC com analistas de bancos e corretoras, a expectativa é de que o Copom aumente a taxa Selic para 12,25% ao ano. Caso se confirme a previsão, será o quarto reajuste consecutivo desde o início do ano.

Copom


A reunião do Copom é dividida em duas sessões. Na primeira, que ocorre nesta terça-feira, os chefes de departamento do BC e o gerente-executivo de Relações com Investidores apresentam análises sobre a inflação, nível de atividade econômica do país e evolução do mercado financeiro.

Na segunda sessão, nesta quarta-feira (8), participam só o presidente e os diretores do BC, todos com direito a voto, além do chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto. Os diretores de Política Monetária e de Política Econômica analisam as projeções para a inflação e fazem recomendações para a taxa de juros de curto prazo, em seguida todos os diretores se manifestam e apresentam eventuais propostas alternativas.

Criado em junho de 1996, o Copom tem o objetivo de estabelecer as diretrizes de política monetária e de definir a taxa de juros, nos mesmos moldes do Fed (Federal Reserve, o BC americano).
Do R7.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe tudo sobre filmes de comédia?

Gabarito extraoficial do concurso da Brigada Militar RS 2012, prova aplicada no último domingo(11/03)

Chocolates direto de Gramado RS em São Francisco de Assis