Conheça as diferenças entre os principais problemas de visão

Miopia, astigmatismo, hipermetropia... Os nomes podem parecer complicados, mas, se você tiver qualquer um deles, a solução inicial é a mesma: óculos. Apesar disso, cada um tem uma causa diferente e, por isso, exige lentes distintas.

O Bem Estar desta quinta-feira (30) recebeu os oftalmologistas Claudio Lottenberg e Rubens Belfort Mattos Junior para falar sobre as diversas dificuldades de visão. Os médicos falaram, ainda, de outros problemas que surgem com a idade, como a presbiopia (vista cansada) e a catarata.

Para compreender o que causa a perda de foco nos olhos, é preciso entender primeiro como eles funcionam. O infográfico abaixo ilustra o órgão e explica a função de cada uma de suas partes:
Quando o cristalino não projeta a imagem exatamente na retina, surgem os problemas de visão mais conhecidos. Na miopia, a imagem é projetada antes da retina. Por isso, o olho é capaz de enxergar com precisão objetos que estão próximos, mas não os que estão distantes. A hipermetropia é o contrário: a imagem se forma depois da retina e a pessoa não consegue ver bem o que está muito perto.

No astigmatismo, a córnea tem curvaturas ou irregularidades. A imagem é formada em planos diferentes, o que distorce a visão. Para os três problemas, as soluções são óculos, lentes de contato e cirurgia – o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza essa operação.

Do G1.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito extraoficial do concurso da Brigada Militar RS 2012, prova aplicada no último domingo(11/03)

Você sabe tudo sobre filmes de comédia?

Chocolates direto de Gramado RS em São Francisco de Assis