Pular para o conteúdo principal

Você é tímido?

Contam que um estudante era tão tímido, mas tão tímido, que, apesar de ter estado presente a todas as aulas durante o ano, foi reprovado por faltas. Muita gente acha que a timidez é uma virtude. Isso acontece quando se confunde timidez com modéstia ou pudor. São coisas completamente diferentes. No fundo, timidez é medo – e medo não faz bem a ninguém. Modéstia e pudor realmente são virtudes, desde que não sejam exagerados, porque, nesses casos, se confundem com hipocrisia. A timidez pode fazer uma pessoa perder as melhores oportunidades da sua vida. Algumas pessoas se tornam tímidas devido à educação excessivamente rigorosa que tiveram. Assim é que uma criança criada por pais fanáticos religiosos, desses que veem pecado em tudo, pode se tornar inibida. Nesses casos, a timidez é causada por uma mente maldosa.

O medo (que às vezes se manifesta como sentimento de culpa, autopiedade etc.) é responsável por 90% do sofrimento humano e todas as pessoas convivem com este sentimento durante toda a vida. A diferença é que cada pessoa tem uma reação particular a ele. O medo se forma a partir de experiências dolorosas no passado, podendo tais experiências terem sido reais ou imaginárias. A ânsia de não sentir de novo a mesma sensação cria uma muralha emocional que nos impede de agir ou reagir racionalmente quando aquelas experiências se reapresentam. A reação inadequada desarmoniza o sistema nervoso e desencadeia reações como suor frio, aumento do batimento cardíaco, tremores etc.

A pergunta angustiante que permanece no espírito das pessoas tímidas é: “O que os outros vão pensar de mim?” Esta preocupação é muito parecida com o medo que as pessoas têm de baratas, de lugares escuros, de fantasmas etc.

A propósito disso, contam que, certo dia, caminhavam por uma estrada um velho, um menino e um burro. O velho e o menino caminhavam a pé, puxando o burro por uma corda. Ao passarem por uma pequena aldeia, ouviram as pessoas comentarem: “Mas que estupidez desses dois! Tendo um burro pra montar, estão andando a pé!…” Ouvindo aquilo, o velho resolveu montar no burro, deixando o menino a puxar o animal. Outra aldeia e o comentário do povo foi: “Que velho sem-vergonha! Refestelado em cima do burro e deixando a pobre criança andar a pé!” Mais que depressa, o velho desceu do burro, fez o menino montar e seguiu puxando o burro. Na próxima cidadezinha, as pessoas comentaram: “Ora, vejam só, um menino jovem e saudável confortavelmente montado no burro e o pobre velho andando a pé!” Não havia outro jeito: o velho decidiu que ele e o menino montariam no burro. Mas na cidade seguinte, a gente falava: “Como é que esses dois têm coragem de maltratar um animal dessa maneira? O pobre burro mal consegue andar com tanto peso às costas!” Contam que, na próxima aldeia, o velho e o burro passaram carregando o burro nas costas.

MORAL DA HISTÓRIA: Quem deixa a timidez governar a vida e fica com medo da opinião dos outros, acaba sendo mais burro do que um burro.

Do quarto universitário


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe tudo sobre filmes de comédia?

Você prefere uma boa comédia ou um filme bem trágico, daqueles dramas de fazer todo mundo chorar? Melhor ainda, prefere quando um filme consegue os dois efeitos ao mesmo tempo: risos e lágrimas, algo que as pessoas costumam chamar de tragicômico, quando a situação é tão trágica que você não consegue pensar em outra coisa senão rir?Faça o quiz do R7 e aproveite as dicas de filmes.

CIDADES ONDE HAVERÁ TURMA DO CBFPM E SUAS VAGAS (PROVISÓRIO PODE HAVER MUDANÇAS CONFORME INTERESSE DA BRIGADA MILITAR)

QPM 1 Policia Ostensiva Porto Alegre .................................500 Vagas Canoas...........................................050 Vagas Gravataí.........................................030 Vagas Viamão...........................................030 Vagas Alvorada.........................................030 Vagas Sapucaia.........................................030 Vagas Esteio .............................................030 Vagas Caxias do Sul..................................100 Vagas Bento Gonçalves............................030 Vagas Osório............................................150 Vagas (ESFES) Capão da Canoa.............................030 Vagas Pelotas...........................................030 Vagas Rio Grande....................................030 Vagas Novo Hamburgo........................... 060 Vagas Taquara........................................ 030 Vagas Charqueadas.................................030 Vagas Santa Maria...................................030 Va…

Chocolates direto de Gramado RS em São Francisco de Assis

Quem não gosta de chocolate?!todo o mundo gosta, ainda mais quando o chocolate é da capital nacional do chocolate, Gramado RS. Entrando em contato comigo você tem a sua disposição uma variedade de chocolates vindas direto de Gramado com o sabor que você só encontra lá. Drágeas de maçã verde crocante, drágeas de morango crocante, bombons recheados com licor, barrinhas, amêndoas pretas e brancas, crispis, alfajor, trufas de vários sabores e muitos outros. Aproveite essa parceria especial do blog do Robison Reolon com você, prove das delícias de Gramado sem sair de casa. Ligue: (55)3252-1108 email: robisonreolon@gmail.com msn: robisonreolon@hotmail.com