Pular para o conteúdo principal

Créditos de celular pré-pago não terão mais prazo de validade

A Justiça proibiu que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para créditos pré-pagos em todo o território nacional. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), após recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra sentença da 5ª Vara Federal do Pará que manteve a validade dos créditos de celulares pré-pagos. A decisão deve ser cumprida em todo o território nacional, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil, mas ainda cabe recurso.
Para o relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, o estabelecimento de prazos de validade para os créditos pré-pagos de celular configura-se um confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores. 'Afigura-se manifesta a abusividade da limitação temporal em destaque, posto que, além de afrontar os princípios da isonomia e da não discriminação entre os usuários do serviço público de telefonia, inserido no Artigo 3º, Inciso III, da Lei nº. 9.472/97, na medida em que impõe ao usuário de menor poder aquisitivo discriminação injustificada e tratamento não isonômico em relação aos demais usuários desses serviços públicos de telefonia'.
O magistrado declarou nulas as cláusulas contratuais e as normas da Anatel que estipulem a perda dos créditos adquiridos após o prazo de validade ou que condicionem a continuidade do serviço à aquisição de novos créditos. Souza Prudente proibiu, ainda, que as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e Tim subtraiam créditos ou imponham prazos de validade para sua utilização. As empresas também terão que reativar, no prazo de 30 dias, o serviço dos usuários interrompido em razão da expiração dos créditos e restituir a exata quantia em saldo existente à época da suspensão.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estabeleceu, por meio de resolução, que os créditos podem estar sujeitos a prazo de validade, devendo a prestadora oferecer, no mínimo, créditos com validade de 90 a 180 dias. No caso de inserção de novos créditos antes do prazo previsto para rescisão do contrato, os créditos não utilizados e com prazo de validade expirado serão revalidados pelo mesmo prazo dos novos créditos adquiridos. No recurso, o MPF apontou que a expiração dos créditos são "afronta ao direito de propriedade e caracterização de enriquecimento ilícito por parte das operadoras" e considerou que as "cláusulas contratuais são abusivas", porque desequilibram a relação entre o consumidor e as operadoras que fornecem os serviços.
Do ZH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe tudo sobre filmes de comédia?

Você prefere uma boa comédia ou um filme bem trágico, daqueles dramas de fazer todo mundo chorar? Melhor ainda, prefere quando um filme consegue os dois efeitos ao mesmo tempo: risos e lágrimas, algo que as pessoas costumam chamar de tragicômico, quando a situação é tão trágica que você não consegue pensar em outra coisa senão rir?Faça o quiz do R7 e aproveite as dicas de filmes.

CIDADES ONDE HAVERÁ TURMA DO CBFPM E SUAS VAGAS (PROVISÓRIO PODE HAVER MUDANÇAS CONFORME INTERESSE DA BRIGADA MILITAR)

QPM 1 Policia Ostensiva Porto Alegre .................................500 Vagas Canoas...........................................050 Vagas Gravataí.........................................030 Vagas Viamão...........................................030 Vagas Alvorada.........................................030 Vagas Sapucaia.........................................030 Vagas Esteio .............................................030 Vagas Caxias do Sul..................................100 Vagas Bento Gonçalves............................030 Vagas Osório............................................150 Vagas (ESFES) Capão da Canoa.............................030 Vagas Pelotas...........................................030 Vagas Rio Grande....................................030 Vagas Novo Hamburgo........................... 060 Vagas Taquara........................................ 030 Vagas Charqueadas.................................030 Vagas Santa Maria...................................030 Va…

Chocolates direto de Gramado RS em São Francisco de Assis

Quem não gosta de chocolate?!todo o mundo gosta, ainda mais quando o chocolate é da capital nacional do chocolate, Gramado RS. Entrando em contato comigo você tem a sua disposição uma variedade de chocolates vindas direto de Gramado com o sabor que você só encontra lá. Drágeas de maçã verde crocante, drágeas de morango crocante, bombons recheados com licor, barrinhas, amêndoas pretas e brancas, crispis, alfajor, trufas de vários sabores e muitos outros. Aproveite essa parceria especial do blog do Robison Reolon com você, prove das delícias de Gramado sem sair de casa. Ligue: (55)3252-1108 email: robisonreolon@gmail.com msn: robisonreolon@hotmail.com