Concurso Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) terá 106 vagas para peritos e técnicos em 2016!

Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública, realizará concurso público até o fim deste ano para preenchimento de 106 vagas para as carreiras de perito criminal, médico-legista  e de técnico em perícias. O governador do Estado, José Ivo Sartori, assinou, na sede do Departamento de Criminalística do IGP, a autorização para realização do certame.
Da oferta total, serão 35 vagas para perito criminal, 35 para médico-legista e 36 para técnico em perícias. Para concorrer a primeira função é necessário graduação em áreas específicas, ao passo que a segunda exige graduação em medicina e registro no conselho de classe. Já a função de técnico requer certificado de conclusão de curso de ensino médio, fornecido por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação.
A jornada normal de trabalho dos(as) servidores(as) integrantes do Quadro de Cargos de Provimento Efetivo do IGP é de 40 (quarenta) horas semanais, em regime de trabalho de tempo integral.
O reforço no efetivo do IGP é uma das ações do pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em junho.
Déficit
A falta de servidores no quadro do Instituto Geral de Perícias (IGP) é percebida em todas as regiões do Estado. De acordo com o órgão, a previsão é de que 1,7 mil agentes atuem na área. No entanto, menos de 700 postos estão ocupados, gerando um déficit de mil trabalhadores. No último ano, houve a perda de 10% da equipe por aposentadorias. Já o último concurso público foi realizado em 2008.
Um estudo encomendado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública evidenciou a necessidade de 15 coordenadorias, o que diminuiria as distâncias percorridas pelos agentes e, por consequência, os atrasos.
Último certame
Realizado sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH, o concurso público destinou-se ao provimento de 133 vagas para os cargos nos municípios de Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gramado, Guaíba, Itaqui, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Jerônimo, São Sepé, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Passos, Vacaria e Viamão
As carreiras eram de Nível Superior: Papiloscopista (18), Perito Criminal (36), Perito Criminal – Engenharia Mecânica (18), Perito Criminal – Psicologia (1), Perito Médico-Legista (16), Perito Médico-Legista – Psiquiatria (3), Perito Químico Forense – Biologia (2), Perito Químico Forense – Química (2); e de Nível Médio: Auxiliar de Perícia (19), Fotógrafo Criminalístico (18).
O concurso foi dividido nas seguintes fases: Fase 1 – Provas Objetivas para todos os cargos, acrescida de Prova de Redação para os cargos de Perito; Fase 2 – Avaliação Psicológica para todos os cargos; e Fase 3 – Curso de Formação para todos os cargos.

Detalhes:

  • Concurso: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS)
  • Banca organizadora: Em definição
  • Cargos: Perito criminal, médico-legista  e de técnico em perícias
  • Escolaridade: Nível médio e superior
  • Remuneração: Até R$ 12 mil 
  • Número de vagas: 106
  • ituação: Autorizado
  • Previsão p/ publicação do edital: 2016
  • Link do último edital
Fonte: Gran Cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe tudo sobre filmes de comédia?

Gabarito extraoficial do concurso da Brigada Militar RS 2012, prova aplicada no último domingo(11/03)

Chocolates direto de Gramado RS em São Francisco de Assis